24 de fevereiro de 2012

Salinidade

Certa vez, um aluno e seu orientador almoçavam na universidade. Esse, um ateu por convicção. Aquele, um ateu por conveniência. De repente, sentou-se à mesa ao lado um sereno monge. Antes da refeição, ele entoou algumas sílabas sagradas, incompreensíveis para os acadêmicos.
- Deve ser uma reza de agradecimento a deus pelos vegetais que a natureza aprimorou, um homem plantou e outro homem cozinhou - desdenhou o orientador, cochichando.
- Na verdade eu rogava ao Inominado que o senhor percebesse a larva escondida em sua salada, poupando-te assim de uma desagradável enfermidade e, por outro lado, poupando-a de uma desagradável e fatal mordida.
Ao constatar, enojado, que de fato havia um minúsculo ser em sua salada, o homem estranhou os super-sentidos do monge, que escutava cochichos e enxergava larvas camufladas. Agradeceu com um sorriso amarelo-açafrão, da cor do manto do monge. Em seguida desafiou o clérigo:
- Desculpe-me por importuná-lo, mas gostaria que o senhor nos convencesse da existência de seu deus.
- Sem problemas, meu caro senhor. Mas antes gostaria que o senhor me convencesse acerca da salinidade do sal neste saleiro.
- Ora, basta salpicar um pouco em sua mão e levar à boca. Isso bastará.
- Exatamente.
O acadêmico percebeu que o monge se comunicava por meio de analogias. Porém, sua mente viciada no raciocínio lógico e racional de tantas décadas era incapaz de apreender aquele ensinamento.
O resto do almoço transcorreu no mais absoluto silêncio. A analogia do monge era como aquela larva da salada. Não. Bem pior, na verdade. Era uma espécie de larva interior, que corroía seu pensamento, suas idéias, suas certezas, sua existência. Aflito, suava. Terminou a refeição e, por fim, despediu-se rispidamente do monge. Depois, dirigiu-se ao seu aprendiz:
- Vamos?
Ao que o aluno respondeu serenamente, fitanto o monge:
- Vá. Ficarei aqui mais um pouco.

2 comentários:

Débora Sader disse...

Amei o texto! Parabéns pelo blog!!! Se quiser conhecer, também tenho um de textos e poesias: www.deborasader.blogspot.com
Uma ótima semana :)

alexandre disse...

Muito bom, Jaderson!
Parabéns pelo blog, estou te adicionando!
Abraço!